Uma obra emblemática e estruturante para o Estado de SP: a ampliação do canal da hidrovia Tietê-Paraná de Nova Avanhadava. A partir do aprofundamento, será possível seguir com o escoamento da produção, inclusive na época da seca. Com ela, reforçamos também o nosso compromisso com o meio ambiente, por se tratar de um meio de transporte mais sustentável, onde cada barcaça pode substituir dezenas de carretas, reduzindo a emissão de CO2. SP a cada dia mais competitivo!

Com 2,4 mil quilômetros navegáveis, a Hidrovia Tietê-Paraná é estratégica para transportar produção agrícola ao Porto de Santos e conecta os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, onde a hidrovia possui 800 quilômetros de extensão. De acordo com o governo de São Paulo, em 2022, passaram pelo trecho paulista da hidrovia 1,4 milhão de toneladas de cargas, principalmente grão e farelo de soja, milho, cana-de-açúcar e areia. As obras também pretendem aprimorar a operação das Usinas Hidrelétricas de Três Irmãos e Ilha Solteira.

As obras estavam paradas desde 2019 e serão retomadas no goverdo de Tarcísio de Freitas.

Com 2,4 mil quilômetros navegáveis, a Hidrovia Tietê-Paraná é estratégica para transportar produção agrícola ao Porto de Santos e conecta os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, onde a hidrovia possui 800 quilômetros de extensão. De acordo com o governo de São Paulo, em 2022, passaram pelo trecho paulista da hidrovia 1,4 milhão de toneladas de cargas, principalmente grão e farelo de soja, milho, cana-de-açúcar e areia. As obras também pretendem aprimorar a operação das Usinas Hidrelétricas de Três Irmãos e Ilha Solteira.

“Com essa obra, vamos garantir a perenidade da operação da hidrovia, que vai ser muito mais resiliente a essa situação de estiagem. Imagina que vamos operar comboios com quatro barcaças, e elas vão substituir nada menos que 172 carretas. Ou seja, estamos economizando combustível, estamos deixando de eliminar CO2 e material particular. É a rodovia que vai durar mais tempo, é o frete que vai ficar mais barato. É uma obra extremamente importante”, destacou o governador.

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