O Governo de São Paulo anunciou a concessão do Trecho Norte do Rodoanel à iniciativa privada em um leilão realizado nesta terça-feira (14). O lote foi arrematado pela empresa Via Appia FIP Infraestrutura, que terá a concessão dos serviços de operação, manutenção e investimentos necessários para a exploração do sistema rodoviário pelo prazo de 31 anos. O governador Tarcísio de Freitas acompanhou o leilão na sede da B3, na capital paulista, e destacou os benefícios das obras para as cidades no entorno da rodovia, bem como o impacto do investimento privado.
A proposta vencedora apresentou um deságio de 100% sobre o valor a ser pago pelo Estado pela contraprestação dos serviços públicos de operação, manutenção e investimentos no sistema rodoviário ao longo dos 31 anos de concessão. O valor estipulado no edital era de R$ 51,4 milhões anuais. No segundo critério de classificação, de desconto do aporte do Governo de São Paulo no empreendimento, foi oferecido um desconto de 23,10% sobre o montante constante no certame, que era de R$ 1,4 bilhão. Um total de quatro propostas foram apresentadas para assumir o empreendimento.
O consórcio vencedor da licitação ficará responsável pela retomada e conclusão do Rodoanel Norte, que foi paralisado em 2018. O projeto está orçado em R$ 3,4 bilhões e o consórcio deverá aplicar R$ 2 bilhões na finalização das obras civis, além de mais R$ 323,4 milhões para a implantação de projetos auxiliares. Com o deságio oferecido, o Governo de São Paulo deverá aportar outros R$ 1,07 bilhão. Além disso, o consórcio deverá investir R$ 1,8 bilhão ao longo dos 31 anos de concessão para a operação e manutenção da via, com supervisão da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).
“A primeira parte está feita, agora é ir para campo realizar essa obra extremamente importante do ponto de vista logístico. São Paulo vai ganhar mobilidade com a Rodoanel Norte. O que foi pensado muitos anos atrás será concretizado agora. Guarulhos, Arujá e São Paulo vão gerar empregos, são pais de família que terão essa condição de levar o sustento para casa. É o usuário que vai se deslocar com mais velocidade e segurança. Vamos fechar essa saga do Rodoanel. Esse é um governo que acredita na iniciativa privada, no capital privado como indutor do desenvolvimento, que alivia o Estado. E vamos conseguir dar outros saltos importantes para melhorar a vida da população”,
Tarcísio de Freitas
O Trecho Norte do Rodoanel terá 44 quilômetros de extensão no eixo principal, com três ou quatro faixas de rolamento por sentido, passando pelos municípios de São Paulo, Arujá e Guarulhos. Entre as melhorias previstas estão a construção de sete túneis duplos, 107 obras de arte especiais, quatro paradas para cargas especiais, duas bases do Serviço de Atendimento aos Usuários (SAU), dois Postos Gerais de Fiscalização (PGF), duas balanças de pesagem, câmeras de monitoramento, além de veículos operacionais (ambulâncias, guinchos, caminhão pipa e inspeção de tráfego) para atender toda a extensão da rodovia. Com a conclusão dessas obras, o Rodoanel passará a ter 175 quilômetros de extensão.
Além dos benefícios na mobilidade e na logística da região, a obra também prevê a redução da circulação diária de cerca de 18 mil caminhões na cidade de São Paulo, maior rapidez no acesso