Na quarta-feira (12), o Governo de São Paulo formalizou a concessão de 600 quilômetros de rodovias do Lote Noroeste, em um contrato assinado com o grupo EcoRodovias. A partir do dia 1º de maio, a empresa assumirá a operação da malha, com investimentos previstos de R$ 13,9 bilhões ao longo dos próximos 30 anos em obras e operações nas rodovias das regiões de São José do Rio Preto, Araraquara, São Carlos e Barretos. A concessão representa um marco importante para a infraestrutura viária do estado de São Paulo, trazendo expectativas de melhorias nas estradas e no transporte rodoviário na região.
“Nós temos que celebrar os investimentos que são feitos no Estado de São Paulo. São bilhões de reais que farão a diferença para o usuário. A parceria com o setor privado é fundamental, porque conseguimos trazer mais investimentos, com mais eficiência e em menos tempo”
Tarcísio de Freitas
Rodovias contempladas
- SP-310 (Rodovia Washington Luís)
- SP-323 (Rodovia José Della Vechia/Orlando Chesini Ometto)
- SP-326 (Rodovia Brigadeiro Faria Lima – entre Bebedouro e Barretos)
- SP-333 (Rodovia Carlos Tonani, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil)
- SP-351 (Rodovia Comendador Pedro Monteleone)
A concessionária, por sua vez, aplicará os recursos em diversas obras de infraestrutura, incluindo a duplicação de pistas, construção de novas marginais, implantação de ciclovias e dispositivos. A previsão é de que, nos primeiros cinco anos do contrato, sejam gerados até 26 mil empregos diretos e indiretos, impactando positivamente a economia local e contribuindo para o desenvolvimento da região. Essas ações são esperadas para melhorar a qualidade e a segurança das rodovias, proporcionando uma melhor experiência de transporte para os usuários e promovendo o desenvolvimento socioeconômico das áreas envolvidas.
A concessão das rodovias do Lote Noroeste trará benefícios para os motoristas, incluindo uma redução média de 9% nas tarifas de pedágio em comparação com os valores atuais, com descontos adicionais de 5% para aqueles que utilizam pagamento automático com tags. Além disso, será aplicado o Desconto de Usuário Frequente (DUF), que pode chegar a 95% dependendo da praça de pedágio e da frequência de uso da rodovia no mesmo mês. Essas mudanças, juntamente com os investimentos em modernização da infraestrutura viária, são esperadas para trazer mais segurança, agilidade e economia para os motoristas que utilizam essas rodovias.
O Lote Noroeste de rodovias também investirá em novas tecnologias para proporcionar mais segurança, agilidade e conforto aos usuários, como o pagamento com cartão de crédito e débito por aproximação, a partir de 1º de maio. Essa facilidade estará disponível em 91 praças de pedágio da malha concedida do Estado. Além disso, uma inovação que será implantada gradualmente, entre o segundo e o sétimo ano de contrato, é o Sistema Automático Livre, que substituirá gradualmente todas as praças de pedágio por pórticos, permitindo uma cobrança 100% automática. Essas mudanças tecnológicas buscam tornar a experiência dos usuários nas rodovias mais moderna e conveniente.
O que está previsto
- 123 quilômetros de duplicação de pistas
- 95 quilômetros de faixas adicionais
- 75 quilômetros de ciclovias
- 26 quilômetros de implantação/adequação de marginais
- 37 dispositivos
- 42 passarelas a serem implantadas/adequadas
- 17 bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)
- 3 balanças fixas
- 3 pontos de paradas de descanso para caminhoneiros a serem implantados/adequados