O governador Tarcísio de Freitas conduziu uma inspeção noturna na quinta-feira (14) para acompanhar o andamento das obras de segurança viária na Rodovia Marechal Rondon (SP 300), em Bauru. Essas obras incluem a construção de 22 quilômetros de vias marginais no trecho urbano das pistas leste e oeste. Com um investimento total de R$ 123,7 milhões, essa intervenção é realizada pela concessionária ViaRondon e faz parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo.
“As vias marginais estão avançando e a previsão é de antecipar o cronograma de entrega desta obra, facilitando a mobilidade urbana na região e aliviando o trânsito na rodovia”
Tarcísio de Freitas
O governador Tarcísio de Freitas expressou otimismo sobre o progresso das vias marginais, afirmando que há planos para adiantar o cronograma de entrega dessa obra, o que contribuirá significativamente para a mobilidade urbana na região e aliviará o congestionamento na rodovia.
A visita técnica também contou com a presença do secretário de Estado Rafael Benini (Parcerias em Investimentos) e do diretor-geral da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), Milton Persoli. A Artesp é responsável pela supervisão e gestão do andamento dos serviços, que têm previsão de conclusão em dezembro.
Durante a inspeção, Tarcísio acompanhou a operação de lançamento das vigas dos viadutos, parte integrante do projeto das marginais. Serão construídos quatro viadutos sobre a Rua Francisco Vidrih e a linha férrea: um no sentido leste, com 20 metros de comprimento; outro no sentido oeste, medindo 27 metros; e mais dois no sentido oeste, com 35 metros cada.
Esse empreendimento está gerando cerca de 300 empregos diretos e mais 1,2 mil empregos indiretos, beneficiando uma população de mais de 380 mil residentes de Bauru. O pacote de obras, com investimentos de R$ 123,7 milhões, engloba a construção de 22 km de novas marginais, melhorias em nove pontes e viadutos, a instalação de três novas passarelas, aprimoramentos em uma travessia de pedestres e a implementação de novos sistemas de sinalização e drenagem.
As marginais resultarão em melhorias significativas na segurança e na fluidez do tráfego para os mais de 22 mil veículos que transitam diariamente pelo trecho urbano da rodovia em Bauru. Com a criação das novas pistas, o tráfego local será segregado do tráfego de longa distância, reduzindo assim os riscos de acidentes.