Iniciativas Ambiciosas do Governo de São Paulo

O Governo de São Paulo, sob a liderança do governador Tarcísio de Freitas, anunciou uma série de projetos para expandir significativamente a malha ferroviária do estado. Estas iniciativas incluem a construção de quase 1.040 quilômetros de novos trilhos, abrangendo trens intercidades (TICs), veículos leves sobre trilhos (VLTs) e a expansão do metrô, conforme dados da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).

Trens Intercidades (TICs)

Os TICs são um dos pilares dessa expansão. Dois projetos destacados são os trens que ligarão a capital paulista a São José dos Campos e Santos. Esses projetos foram qualificados no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP) e serão leiloados para a iniciativa privada através de concessões comuns ou parcerias público-privadas (PPPs).

Estágios dos Projetos

Os novos TICs passarão por várias etapas antes de se tornarem realidade, incluindo estudos de viabilidade econômica e audiências públicas. No caso do trem para a Baixada Santista, a rota ainda está em avaliação e pode variar entre 80 e 130 km, beneficiando 1,8 milhão de pessoas em nove municípios.

Para São José dos Campos, as rotas propostas se conectarão às linhas 11, 12 e 13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), complementando a expansão dessas linhas de trens urbanos.

Outros Projetos de TICs

Além dos projetos mencionados, outros TICs conectarão a capital a Sorocaba e Campinas (TIC Eixo Norte). O leilão do TIC para Sorocaba está previsto para o fim de 2025, com um investimento de R$ 10 bilhões. A linha atenderá 50 mil passageiros por dia, reduzindo o tempo de viagem de 130 minutos (ônibus) para 60 minutos (trem).

O leilão da rota para Campinas foi vencido pela C2 Mobilidade Sobre Trilhos. Este projeto prevê um trem de média velocidade entre São Paulo e Campinas, com uma tarifa média de R$ 50 e um tempo de viagem de 64 minutos. Haverá também um serviço parador entre Jundiaí e Campinas, com tarifa de R$ 14,05 e tempo de viagem de 33 minutos.

Críticas e Desafios

O projeto do TIC para Campinas enfrenta críticas, especialmente em relação à tarifa e à competitividade com os ônibus. Rafael Calabria, do Instituto de Defesa de Consumidores (Idec), aponta que o trem poderia ser mais competitivo e ambientalmente benéfico se fosse mais acessível e eficiente em termos de tempo.

Programa SP Nos Trilhos

As novas linhas anunciadas fazem parte do programa SP Nos Trilhos, que visa melhorar o transporte ferroviário entre a capital e outros municípios do estado. Dos quase 1.040 km planejados, 890 km já estão qualificados no PPI, com vários projetos em fase de estudo ou execução.

Conclusão

O ambicioso plano de expansão ferroviária de São Paulo representa um esforço significativo para modernizar a infraestrutura de transporte do estado, promovendo a mobilidade urbana, reduzindo o tempo de viagem e contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

Para mais detalhes sobre esses projetos e atualizações, continue acompanhando nosso blog e os canais oficiais do Governo de São Paulo.

Fontes:

Governo do Estado de São Paulo

Folha de S. Paulo

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